O TAMBOR DE MINA COMO RESGATE DE INTEGRAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO SEBASTIÃO DOS PRETOS EM BACABAL (MA)

Revista Bibliomar

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ISSN: 2526-6160
Editor Chefe: Diana Rocha da Silva
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O TAMBOR DE MINA COMO RESGATE DE INTEGRAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO SEBASTIÃO DOS PRETOS EM BACABAL (MA)

Ano: 2020 | Volume: 19 | Número: 1
Autores: Roseana Trindade Sá, Ana Lucia Cunha Paixão Gomes, Walmiria Costa Moraes
Autor Correspondente: Roseana Trindade Sá | [email protected]

Palavras-chave: Tambor de Mina. Cultura maranhense, comunidade quilombola, São Sebastião dos Pretos, Bacabal (MA).

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudo sobre o Tambor de Mina na comunidade quilombola São Sebastião dos Pretos em Bacabal (MA), fazendo um resgate da cultura popular e a resistência da prática por parte das comunidades tradicionais. Classifica a pesquisa como bibliográfica e campo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com líderes da comunidade. Aborda sobre cultura e suas ideologias e discorre sobre o Tambor de Mina no Maranhão na Comunidade quilombola São Sebastião dos Pretos. Conclui que a prática tradicional do Tambor de Mina em São Sebastião dos Pretos enaltece a identidade negra, sendo marco de resistência e afirmação étnicoracial. 



Resumo Inglês:

Study of the Tambor de Mina in the quilombola community São Sebastião dos Pretos in Bacabal (MA), making a rescue of popular culture and the resistance of the practice on the part of traditional communities. It classifies the research as bibliographic and field research with a qualitative approach emphasized by conducting interviews with community leaders. It discusses culture and its ideologies and discusses the Tambor de Mina in Maranhão in the São Sebastião dos Pretos quilombola community. It concludes that the traditional practice of the Tambor de Mina in São Sebastião dos Pretos enhances the black identity, being a landmark of resistance and ethnic-racial affirmation.