Este texto apresenta o surgimento do Teatro Carlos Gomes em Blumenau/SC, considerado um monumento alusivo a identidade e representação da história da comunidade que ali se formou a partir da colonização alemã naquele território. Inicialmente identificado como Teatro Frohsin, pode ser considerado sinônimo da representação simbólica de memórias, disputas de poder e identidades locais. Este artigo apresenta esta instituição como objeto, instrumento e espaço de poder, diante da herança civilizatória a que está associado. A pesquisa tem como base um conjunto de documentos encontrados no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e, a obra Dos camarins ao grande espetáculo: 145 anos de história do Teatro Carlos Gomes, como referência a reflexão acerca das representações identitárias que o espaço evoca a partir de sua monumentalidade, assim como do repertório musical apresentado e sua recepção.
This text presents the emergence of the Carlos Gomes Theater in Blumenau/SC, considered a monument alluding to the identity and representation of the com-munity’s history that was formed there fol-lowing the German colonization in that re-gion. Initially identified as Frohsin Theater, it can be considered synonymous with the symbolic representation of memories, power struggles and local identities. This article presents this institution as an object, instrument and space of power, given the civilizational heritage with which it is as-sociated. The research is based on a set of documents found in the José Ferreira da Silva Historical Archive and the work Dos camarins ao grande espetáculo: 145 anos de história do Teatro Carlos Gomes, as a reference to reflection on the identity rep-resentations that the space evokes from of its monumentality, as well as the musical repertoire presented and its reception.