O Teatro de Gênero como Prática Discursiva na Contemporaneidade: Estudos sobre Torch Song Trilogy

Cadernos do Tempo Presente

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São Cristóvão / SE
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Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Teatro de Gênero como Prática Discursiva na Contemporaneidade: Estudos sobre Torch Song Trilogy

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 2
Autores: Valmir Aleixo Ferreira
Autor Correspondente: Valmir Aleixo Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, Gênero, “Língua Afiada”.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho analisa o texto dramático “Língua Afiada”, adaptado de Torch Song Trilogy, de Harvey Fierstein, ator e roteirista, em 1982, que quase três décadas depois, ainda pauta questões atuais que estão imersas na contemporaneidade. A vida de uma Drag Queen fora dos palcos, seus sonhos, amizades, frustrações amorosas, luta contra o preconceito, sua vontade de construir uma familia e sua conturbada relação com a mãe. A história acontece na cidade do Rio de Janeiro, bairro da Lapa e apresenta temas como intolerância, crime homofóbico, adoção por casais do mesmo sexo e a afetividade como a maneira de amar de cada um.

Palarvas-chave: Teatro, Gênero, “Língua Afiada”.



Resumo Inglês:

This work analyses the dramatic text “Língua Afiada”, adapted from “Torch Song Trilogy”, by Harvey Fierstein, actor and writer, in 1982, when in almost three decades, still ask questions that are immersed in contemporary. A Drag Queen’s life out of the stage, your dreams, friendships, love frustrations, fight against prejudice, the wish of having a family and the troubled relationship with your mother. It happens in Rio de Janeiro City, Lapa’s neighborhood and introduce themes like intolerance, homophobic crime, adoption by samesex couples and affectivity as a way to love of each other.

Keywords: Theater, Gender, "Sharp Language".