Este artigo apresenta uma reflexão sobre os motivos pelos quais cidades que possuíam teatros no passado manifestam, atualmente, maior grau de institucionalidade de suas políticas culturais em relação às demais cidades. Para tanto, mediante estudo de caso do estado do Rio Grande do Sul, realizou-se um levantamento de dados históricos quanto à presença do teatro nas cidades e à institucionalidade das políticas culturais. A análise dos resultados se deu a partir de duas abordagens teórico-metodológicas: o conceito de path dependence e a concepção de comunidade cívica. Assim, confrontou-se a existência de certas institucionalidades centrais para as políticas culturais da atualidade com a existência de edifícios teatrais no século XIX. Verificou-se que, no século XIX, as cidades que possuíam movimentos teatrais a ponto de viabilizarem a construção desses edifícios deixaram um legado político e social; em média, tais cidades apresentam políticas culturais com maior grau de institucionalidade do que as demais.
This article presents a reflection on the reasons why cities that had theater in the past show a greater degree of institutionality of their cultural policies in relation to other cities. Therefore, through a case study of the state of Rio Grande do Sul, a survey of historical data was carried out on the presence of theater in cities and on the institutionality of cultural policies. The analysis of the results was based on two theoretical-methodological approaches: the concept of path dependence and the concept of civic community. Thus, the existence of certain central institutions for current cultural policies was confronted with the existence of theatrical buildings in the 19th century. It was found that the cities that in the 19th century had theatrical movements to the point of enabling the construction of these buildings, left a political and social legacy. On average, these cities have cultural policies with a higher degree of institutionality than the others.
Este artículo presenta una reflexión sobre las razones por las cuales ciudades que contaron con teatro en el pasado muestran un mayor grado de institucionalidad de sus políticas culturales en relación a otras ciudades. Por lo tanto, a través de un estudio de caso del estado de Rio Grande do Sul, se realizó un levantamiento de datos históricos sobre la presencia del teatro en las ciudades y sobre la institucionalidad de las políticas culturales. El análisis de los resultados se basó en dos enfoques teórico-metodológicos: el concepto de dependencia de trayectoria y el concepto de comunidad cívica. Así, la existencia de ciertas instituciones centrales de las políticas culturales actuales se confrontaba con la existencia de edificios teatrales en el siglo XIX. Se encontró que las ciudades que en el siglo XIX tuvieron movimientos teatrales al punto de posibilitar la construcción de estos edificios, dejaron un legado político y social. En promedio, estas ciudades tienen políticas culturales con mayor grado de institucionalidad que las demás.