Este artigo é um dos resultados da pesquisa sobre o Terreiro denominado “Oxum Aladê” situado em Porto Velho/RO, mas conhecido por diversos nomes como: Terreiro da Mãe Eunice, Terreiro do Seu Zé Pelintra, Terreiro da Dona Paulina Sete Dedos ou Palácio de Oxum. A duração da pesquisa foi de dois anos, 2016 e 2018. A princípio nos chamou a atenção as ruínas do terreiro, vandalizado e retomado pela mata e a biografa da Mãe de Santo, Yalorixá Dona Eunice Monteiro de Oliveira e suas relações com o poder político e econômico na cidade de Porto Velho entre os anos 1976 a 2006. Tida como feiticeira poderosa, era temida, amada e requisitada pelos políticos locais. Mas as mudanças do contexto migratório no estado de Rondônia e do perfl religioso da população lhe trouxeram adversidades. Por fm os próprios políticos que antes a procuravam para fazer trabalhos e combater demandas, agora se dirigiam às igrejas evangélicas na esperança de serem abençoados pelos pastores e conseguirem o crescente número de votos dos féis. Como fontes documentais utilizamos jornais da época e o processo judicial da morte de um de seus flhos biológicos. Utilizamos, ainda, depoimentos de frequentadores antigos, em geral colunistas e sambistas que frequentaram o local por trabalho e diversão. Dois sistemas de entrevistas foram utilizados para a coleta de dados: a livre-narrativa-oral e o depoimento.
This article is one of the results of the research on the Terreiro called “Oxum Aladê” located in Porto Velho / RO, but known by several names such as: Terreiro da Mãe Eunice, Terreiro do Seu Zé Pelintra, Terreiro da Dona Paulina Sete Dedos or Palácio de Oxum. The duration of the research was two years, 2016 and 2018. At frst caught our attention the ruins of the terreiro, vandalized and claimed by the forest and the biography of Mãe de Santo itself, Yalorixá Dona Eunice Monteiro de Oliveira and her relations with political and economic power in the city of Porto Velho between the years 1976 to 2006. Seen as a powerful sorceress, she was feared, loved and requested by local politicians. But the changes in the migratory context in the state of Rondônia and the religious profle of the population brought some adversity. Finally, the politicians who came to her asking for services and demands, now went to evangelical churches in the hope of being blessed by the pastors and getting the increasing number of votes of the faithful. As documentary sources we used newspapers of the time and the judicial process of the death of one of his biological sons. We also used testimonials from old regulars, usually columnists and samba dancers who frequented the place for services and fun. Two interview systems were used for data collection: the free-narrative-oral and the testimony.