O Trabalho docente universitário como prática relacional: assuntos, saberes e instituições

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Endereço:
Rodovia Admar Gonzaga - Lab. Moda e Sociedade - sala 51 - Itacorubi
Florianópolis / SC
88034-001
Site: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/Ensinarmode/index
Telefone: (48) 3664-8385
ISSN: 2594-4630
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/10/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Trabalho docente universitário como prática relacional: assuntos, saberes e instituições

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Verónica Soledad Walker
Autor Correspondente: Verónica Soledad Walker | [email protected]

Palavras-chave: Universidade, trabalho docente, instituições, saberes, relações

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a dimensão relacional do trabalho docente universitário a partir da análise da bibliografia especializada e das informações coletadas por meio de entrevistas realizadas por professores universitários argentinos e espanhóis. Sugere-se que o trabalho docente constitua uma prática social que coloca os professores em um quadro de múltiplas relações com outros sujeitos, conhecimentos específicos, instituições particulares e com a sociedade em geral. Ao longo da escrita, analisam-se as relações entre colegas e as formas adquiridas pela cultura do trabalho docente na Universidade; As características que a ligação estudantil assume; O vínculo entre os professores e a instituição universitária e a organização da sociedade, bem como a relação com certos saberes que requerem o exercício do trabalho docente universitário. O reconhecimento da rede de múltiplos relacionamentos, dos quais os professores exercem seu trabalho cotidiano, permite que pensem no ensino como uma prática heterogênea atravessada por múltiplas tensões.



Resumo Espanhol:

El presente artículo aborda la dimensión relacional del trabajo docente universitario a partir del análisis de la bibliografía especializada y de la información recogida a través de entrevistas realizadas a profesores universitarios argentinos y españoles. Se plantea que el trabajo docente constituye una práctica social que coloca a los profesores en una trama de múltiples relaciones con otros sujetos, saberes específicos, instituciones particulares y con la sociedad en general. A lo largo del escrito, se analizan las relaciones entre colegas y las formas que adquiere la cultura del trabajo docente en la universidad; las características que asume el vínculo con estudiantes; el vínculo de los docentes con la institución universitaria y la organización de pertenencia, así como la relación con determinados saberes que exige el ejercicio del trabajo docente universitario. El reconocimiento de la red de múltiples relaciones desde la cual los/as docentes ejercen su quehacer cotidiano, habilita a pensar el trabajo docente como una práctica heterogénea atravesada por múltiples tensiones.