O presente artigo é resultado de um estudo sobre Jogos como metodologia de ensino de Matemática. O estudo buscou dar respostas a seguinte questão: como fazer uso de jogos na Educação Infantil de modo a favorecer o ensino de Matemática? Diante desta questão, pretendeu-se com o estudo realizado analisar como as crianças de 4 e 5 anos aprendem, segundo a psicogênese piagetiana; identificar os conteúdos de Matemática a serem ensinados na Pré-escola; identificar os jogos que podem ser utilizados para o ensino de Matemática nesse nível de ensino; sistematizar os conhecimentos em torno dos assuntos abordados. Foi desenvolvido um estudo teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa, com foco nos jogos como metodologia de ensino, tendo o Construtivismo como base teórica do estudo. Os resultados indicaram, dentre outros aspectos, que os jogos têm um alto potencial pedagógico para o aprendizado do conhecimento lógicomatemático, mas não é qualquer jogo, nem de qualquer maneira. Há vários jogos que se prestam a esse fim, mas para que se convertam em material pedagógico é preciso haver a intencionalidade do ato. Para tanto, é preciso um planejamento criterioso, com a necessária previsão de etapas e a observância de alguns cuidados.
This article is the result of a study on Mathematics teaching methodology. The study sought to answer the following question: how to make use of games in Early Childhood Education to favor the teaching of Mathematics? Faced with this question, it was intended with the study to analyze how children from 4 and 5 years learn according to Piagetian psychogenesis; identify the contents of Mathematics to be taught in the Preschool; to identify the games that can be used to teach mathematics at this level of education; systematize the knowledge around the subjects addressed. A theoreticalbibliographic study was developed, with a qualitative nature, focusing on games as a teaching methodology, with Constructivism as the theoretical basis of the study. The results indicated, among other aspects, that the games have a high pedagogical potential for the learning of the logical-mathematical knowledge, but it is not any game at all. There are several games that lend themselves to this purpose, but for them to become pedagogical material it is necessary to have the intentionality of the act. For this, careful planning is necessary, with the necessary prediction of steps and the observance of some care.