O USO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DA GEOMETRIA

Colloquium Exactarum

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ISSN: 21788332
Editor Chefe: Robson Augusto Siscoutto
Início Publicação: 30/11/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

O USO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DA GEOMETRIA

Ano: 2020 | Volume: 12 | Número: 3
Autores: Carlos Henrique Damião dos Santos Filho
Autor Correspondente: Carlos Henrique Damião dos Santos Filho | [email protected]

Palavras-chave: Software, Matemática, ensino

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresentao Software de programação Scratchcomo um método para contribuir com o ensino da Matemática. O objetivo deste estudo foi realizar construções de ângulos, polígonos, cálculo de área eperímetropor meio de atividades práticas que serão orientadas pelo professor. A metodologia constou de estudo teórico, pesquisas bibliográficas, bem como o uso da tecnologia na educação.Além disso, foram feitasaplicações do estudo utilizando a ferramenta tecnológica. Procuraapresentar as noções básicas de programações e realizar algumas atividades eficientes, de modo que os alunos possam interagirintegralmentecom a aula do professor que irá aplicar tal método de ensino. Com isso, espera-seque os estudantes adquiram os conhecimentos necessários que o software tem a oferecer, além de estimular a fixação doconteúdo e que o professor possa ministrar uma aula mais dinâmica, divertida e mais produtiva utilizando o recurso tecnológico que está à disposição para ser aproveitado na educação



Resumo Inglês:

In this paperpresentthe Scratch programming software as a method to the teaching of Mathematics. The aim of this study was to carry out angles and polygons construction, areaand perimeter calculationsthrough practical activities that will be guided by the teacher. The methodology consisted of theoretical study, bibliographic research as well as theuse of technology in education. In addition, the study’s applications were made using the technological hardware. Demandto present the basics of programming and carry out some efficient activities, in such a way, that the students can fully interact with the class of the teacher who will apply such teaching method. With this, expectedthat students acquire the necessary knowledge that the software has to offer, in addition to stimulating the fixing of the content and the teacher can teach a more dynamic, fun and more productive class using the technological resource that is available to be used in education.