O uso educativo da gamificação do Trânsito: uma análise de jogos de Trânsito disponíveis na plataforma Play Store

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ISSN: 21787719
Editor Chefe: Angelo Ferreira Monteiro
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O uso educativo da gamificação do Trânsito: uma análise de jogos de Trânsito disponíveis na plataforma Play Store

Ano: 2021 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: dos SANTOS, C. R. C; PINTO, J. C; NASCIMENTO, V. B; GÓES, I. S.
Autor Correspondente: dos SANTOS, C. R. C | [email protected]

Palavras-chave: Educação; Gamificação; Trânsito.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta reflexões sobre o uso educativo da gamificação sobre a temática Trânsito, que estão disponíveis na

plataforma virtual Play Store, o qual tem como um dos seus objetivos analisar as características e utilização dos jogos educativos

sobre o Trânsito nessa plataforma supracitada. Nesse contexto, optamos por coletar dados mediante pesquisa de campo na

plataforma virtual do Play Store, na qual buscamos identificar quais são os games de entretenimento disponíveis na referida

plataforma e, podem ser facilmente utilizados como recurso pedagógico na Educação para o Trânsito, bem como, verificar

suas características, quais os conteúdos abordados, além de conhecer como estão sendo utilizados pelos usuários. Justifica-se

a presente investigação pela necessidade de divulgar os jogos educativos e/ou de entretenimento relacionados ao Trânsito, que

estão em consonância com a Portaria Departamento Nacional de Trânsito nº 147 de 02/06/2009 que aprovou as Diretrizes

Nacionais da Educação para o Trânsito na Pré-Escola e no Ensino Fundamental. Concluímos que há uma grande quantidade de

jogos disponíveis relacionados ao Trânsito que podem ser utilizados no contexto escolar e pessoal para desenvolver habilidades,

competências e novos conhecimentos.



Resumo Inglês:

This article presents reflections on the educational use of gamification on the theme of Traffic, which are available on the virtual

platform Play Store, which has as one of its objectives to analyze the characteristics and use of educational games on Traffic

on this platform mentioned above. In this context, we chose to collect data through field research on the Play Store virtual

platform, in which we seek to identify which entretainment games are available on the Play Store platform, can be easily used

as a pedagogical resource in Traffic Education, as well as, check its characteristics, what contents is covered, in addition to

knowing how they are being used by users. The present investigation is justified by the need to disseminate educational and/or

entertainment games related to Traffic, which are in line with the National Traffic Department Ordinance 147 of 06/02/2009,

which approved the National Education Guidelines for the Pre-school and elementary school traffic. We conclude that there

are a lot of games available related to Traffic that can be used in the school and personal context to develop skills, competences

and new knowledge.