O valor hipotextual do conto “missa do galo”

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ISSN: 19822014
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Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O valor hipotextual do conto “missa do galo”

Ano: 2008 | Volume: 33 | Número: Especial
Autores: Tiago Pellizzaro
Autor Correspondente: Tiago Pellizzaro | [email protected]

Palavras-chave: Hipotexto, leitura, criação literária, literatura brasileira, Machado de Assis

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo investiga aspectos que levam à transformação do conto “Missa do galo”
em palimpsesto. Quase oito décadas depois de sua publicação, a obra Missa do galo:
variações sobre o mesmo tema é lançada, apresentando seis propostas de aproximação do
texto original de Machado de Assis. Noções teóricas acerca da intertextualidade, bem como
conceitos formulados pela Estética da Recepção embasam o desenvolvimento desta análise. A
principal razão para entender por que a determinadas criações literárias é concedido o estatuto
de hipotexto se deve ao fato de que a literatura desempenha uma função social, que se
corporifica através do relacionamento prolífico do leitor com o texto. As obras são
caracterizadas por indeterminações textuais. Machado intencionalmente as acentua, como se
verifica em “Missa do galo”. Essa prática estimula a produção de textos que, de certo modo,
procuram dar prosseguimento ao enredo delineado pelo autor carioca.



Resumo Inglês:

This study investigates the aspects that led to the transformation of the narrative
“Missa do galo” into a palimpsest. Almost eight decades after is publication, the work Missa
do galo: variações sobre o mesmo tema is released, presenting six proposals for
approximations to the original text, by Machado de Assis. Theoretical notions about
intertextuality, as well as concepts formulated by the Reception Aesthetics, underlie the
development of this analysis. The main reason to understand why certain literary creations
receive the hypotext status is the fact that literature has a social role, which takes form
through the prolific relationship between the reader and the text. The works are characterized
by textual indecisiveness. Machado intentionally emphasizes them, as it is seen in “Missa do
galo”. This practice stimulates textual productions that, in a certain way, seek to go on with
the plot outlined by the carioca author.