A sessenta anos da promulgação da Sacrosanctum Concilium, parece-nos que podemos assinalar uma mudança de perspectiva em curso: da atenção à "reforma" da liturgia à liturgia como "forma" de renovação da vida da Igreja, este é o objetivo deste estudo. Na primeira fase, o foco estava inteiramente na liturgia como um objeto a ser reformado: um objeto ao qual se devia atribuir significado, um objeto a ser embelezado, ser purificado e retirado a poeira, do qual precisava retirar as incrustações para fazê-lo brilhar, mas ainda assim permanece um objeto. A reforma litúrgica foi entendida como: a liturgia a ser reformada. A atenção hoje, por sua vez, parece-nos mais orientada para a liturgia como fonte de renovação da vida da Igreja. Ora, se a liturgia se tornou fonte, ela não seria mais apenas objeto, como antes; ela se tornaria, agora, "lugar vital", entendido como fonte propulsora e critério de verificação, da renovação da vida da Igreja. Inicialmente trataremos brevemente da pré-história da reforma litúrgica, para depois falar da Constituição litúrgica e do seu fundamento, da sua aplicação e dos litígios que dela decorreram. A Igreja se constitui enquanto tal, pelo fato de tomar forma a partir da celebração, do dom recebido. Deste modo, a Sacrosantum Concilium, mais do que um manual para reformar os ritos, revelou-se uma carta magna, capaz de inspirar a renovação e a reforma da Igreja.
Sixty years after the promulgation of Sacrosanctum Concilium, it seems to us that we can notice a change in perspective taking place: from attention to the "reform" of the liturgy to the liturgy as a "form" of renewal in the life of the Church: this is the aim of this study. In the first phase, the focus was entirely on the liturgy as an object to be reformed: an object to which meaning should be attributed, an object to be embellished, purified and dusted off, from which it was necessary to remove the incrustations to make it shine, but still remaining an object. Liturgical reform was understood as the liturgy to be reformed. Today, however, the focus seems to be more on the liturgy as a source of renewal in the life of the Church. If the liturgy has become a source, it would no longer be just an object, as before; it would now become a "vital place", understood as a power source and criterion for verifying the renewal of the Church's life. Initially, we will deal briefly with the pre-history of liturgical reform, and then, we will talk about the Liturgical Constitution and its grounds, its application and the disputes that have arisen from it. The Church is constituted by the fact that it takes shape from the celebration, from the gift received. In this way, Sacrosantum Concilium, more than a manual for reforming the rites, has proved to be a magna carta, capable of inspiring the renewal and the reform of the Church.