O tema da identidade tem sido abordado criticamente por diversas disciplinas, representantes do chamado pós-estruturalismo, inspiradas no descentramento freudiano do sujeito. Neste artigo, investigamos a noção winnicottiana de verdadeiro self com o intuito de apontar para uma alternativa à postulação do psicanalista inglês como antagonista da desconstrução operada pela abordagem pós-estruturalista das identidades. Associado ao postulado do núcleo incomunicável do self como uma instância indisponível à relacionalidade com objetos objetivos, o verdadeiro self advém tanto como representante de uma experiência primordial de indeterminação, na qual a distinção entre eu e outro estão fundamentalmente excluídas, quanto como instância resistente à determinação identitária característica da relação com objetos objetivos.
The notion of identity has been critically addressed by many theories inspired by the Freudian decentering of the subject, aligned to the so-called post-structuralism. In this paper, we investigate the winnicottian true self, proposing an alternative to the positioning of Winnicott as an antagonist of the deconstruction operated by the post-structuralist approach to identities. Associated to the notion of the incommunicable core self as an instance unavailable to the relationship with objective objects, the true self emerges both as a representative of a primordial experience of indeterminacy, in which the distinction between I and other are fundamentally excluded, and also as an instance resistant to the identitarian determination, characteristic of the relationship with objective objects.
El tema de la identidad ha sido abordado críticamente por distintas disciplinas inspiradas en la descentralización freudiana del sujeto , representantes del llamado postestructuralismo. En este artículo, investigamos la noción winnicottiana del verdadero self, con el objetivo de proponer una alternativa al posicionamiento del psicoanalista inglés como antagonista de la deconstrucción operada por el enfoque postestructuralista de las identidades. Asociado al postulado del núcleo incomunicable del self como una instancia no disponible para la relación con objetos objetivos, el verdadero self adviene tanto como el representante de una experiencia primordial de indeterminación, en la cual la distinción entre el Yo y el otro están fundamentalmente excluidas; y como una instancia resistente a la determinación identitaria característica de la relación con objetos objetivos.