Os primeiros jardins públicos, de caráter moderno, foram criados no Brasil por Roberto Burle Marx na década de
1930 na cidade do Recife. Para o paisagista o desenho de um jardim é uma reintegração estética dos elementos
da paisagem envolvente onde a vegetação é o elemento principal. Com essa intenção Burle Marx projetou um
conjunto de treze jardins públicos, entre 1935 a 1937 e, dentre eles, destaca-se Praça Euclides da Cunha por ser
um dos seus primeiros projetos. Tendo sido restaurada em 2004, na perspectiva de seu reconhecimento como
jardim histórico, ações de conservação vem sendo praticadas, o que exige o conhecimento do verde histórico o
que se configura como um estudo da arqueologia botânica. O problema que caracteriza o presente artigo
estabeleceu-se em torno da ausência de um entendimento do verde histórico da Praça Euclides da Cunha. Para
tanto, objetivou-se identificar a composição florÃstica do projeto original e a atual dessa praça bem como
compará-las com vistas a garantir ações de conservação que concorrerá para a autenticidade. Observou-se que
apesar das intervenções ocorridas com relação à vegetação indicada no projeto original, a ideia do paisagista
permanece.
In the 1930s, the modern garden was created in Recife by Roberto Burle Marx. For him the garden design is a
reintegration of the aesthetic components of the landscape in which vegetation is the main element. With this
intention Burle Marx designed a set of thirteen public gardens between 1935 to 1937, and among them stands
out Square Euclides da Cunha for being one of the first projects. Having been restored in 2004 with a view to its
recognition as a historic garden, conservation action has been committed, which requires knowledge of historic
vegetation which is configured as an archaeology botanic study. The problem of this study established around of
the lack of an understanding of historic vegetation of Euclides da Cunha Square. This study aims to identify the
original and current floristic composition of this square and compare them to ensure conservation actions in
order to achieve garden authenticity. It was observed that despite of the interventions related with the vegetation
of the original projects, the idea of the landscape designer has remained.