O vídeo semântico como ferramenta projetual para o desenvolvimento de produtos industriais

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ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

O vídeo semântico como ferramenta projetual para o desenvolvimento de produtos industriais

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Carlos Eduardo Senna
Autor Correspondente: Carlos Eduardo Senna | [email protected]

Palavras-chave: vídeo, dimensão semântica, dança em cadeira de rodas, projeto de produto, movie, semantic dimension, wheelchair dancing, product design

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta uma nova abordagem explorando a semântica envol-vida no processo de desenvolvimento de produtos industriais. Para isso, propõe-se, aqui, um estudo de caso, que teve como base o processo de desenvolvimento de uma cadeira de rodas específica para dança. Com o objetivo de conhecer os significados da dança em cadeira de rodas necessários à concepção do objeto, recorreu-se a estudos teóricos e à observação direta dos bailarinos da CIA de Dança e Arte sem Barreiras.. A partir da observação de elementos sensoriais e emocionais envolvidos na atividade, foi desenvolvido um vídeo, aqui denominado semântico, para melhor compreender as estruturas de movimentos expressadas por meio dessa linguagem. O resultado do processo evidenciou, além da configura-ção formal da cadeira de rodas, elementos da subjetividade do fenômeno, revelando uma preocupação com os aspectos afetivos e um entendimento de que os produtos de design têm uma dimensão semântica e que desen-cadeiam uma série de sensações em seus usuários



Resumo Inglês:

The article presents a new approach to explore the semantic involved in the development process of a product. Hence, it is proposed here a case study, that had as base the development process of a wheelchair specific for dancing. Aiming to know the meanings of dancing in a wheelchair, required by the object, we scoured theoretical studies and direct observation of the dancers of “CIA da dança Arte sem Barreiras”. From the observation of sensory and emotional elements involved in the activity, a video was developed, here named semantic, to improve the comprehension of the structures of movements expressed by means of this language. The result of the process showed, besides the formal layout of the wheelchair, elements of subjectivity of the phenomenon, revealing a concern with the affective aspects and an understanding that the products of design have a semantic dimension and trigger a series of feelings in its users