Este artigo discorre sobre o processo de criação do figurino confeccionado
em papel Kraft pelo coreógrafo Ivan Motta para a coreografia de dança
contemporânea “Ir e Virâ€, que teve sua estreia em Porto Alegre no mês de
janeiro de 2014 e a relação com a receptividade e com a subjetividade do
espectador. Tem como objetivo principal analisar esta proposta e apresentar
os resultados atingidos através desta performance. Para isso busca-se
referencias em alguns trabalhos de autores que pesquisam sobre a
importância do traje de cena e a percepção do espectador, somando à uma
entrevista aberta realizada com o coreógrafo que relatou como elaborou e
desenvolveu a obra, os caminhos percorridos e os resultados cênicos a que
chegou. Buscando relacionar os elementos que se apresentam na cena, os
acidentes que ocorreram durante a concepção da performance a partir da
ideia inicial do trabalho com a cena que se apresenta ao expectador.
This article discusses the creative process of figurines made of Kraft paper
by choreographer Ivan Motta for the choreography of contemporary dance
"Ir e Vir" which had its debut in Porto Alegre in January 2014 and the
relationship with the responsiveness and the subjectivity of the viewer. Aims
to analyze this proposal and present the results achieved through this
performance. For this we go through some papers from authors who
research about the importance of costume and scene the viewer's
perception, and even interviewed the choreographer who told us how he
came to this idea, as the work developed, the paths that ran through the
scenic and results they arrived.