O presente artigo busca problematizar as alterações do mapa de Metal da cidade de Belém-PA (1993-1996) (JANOTTI JÚNIOR, 2004; SILVA, 2014; VASCONCELLOS, 2012),focando nas modificações dos mundo (BECKER, 2010) e circuito (MAGNANI; SOUZA 2007) metálico underground (WEINSTEIN, 2000), local (espaços de shows, locais de encontro e fluxos de headbangers) e política cultural estadual de acesso e uso de espaços públicos (Teatro Experimental Waldemar Henrique) para shows de Heavy Metal. Através de jornais (O Liberal e A Província do Pará) e entrevistas gravadas, percebeu-se mudanças nas espacialidades, sociabilidade e presença do Heavy Metal local em logradouros públicos após o 3º Rock 24 Horas, evento-chave da produção roqueira paraense (SILVA, 2010, 2014). Objetivou-se, com esse estudo, realizar uma História Social do Heavy Metal (HOBSBAWM, 1989) em diálogo com a Sociologia Interacionista (BECKER, 2010) e a Antropologia Urbana (MAGNANI; SOUZA, 2007).Os fatos do Heavy Metal, entre 1990 e 1993, ter sido consagrado como estilo número 1 no cenário do rock paraense e, abridor do crescimento de um possível mercado de rock para as bandas locais (MACHADO, 2004), mas logo depois do 3º Rock 24 Horas, passar por mutações significativas em tais elementos, justificaram as construções das dúvidas desse texto.
This article seeks to problematize the alterations of Belém-PA’s Metal map (1993-1996) (JANOTTI JÚNIOR, 2004; SILVA, 2014; VASCONCELLOS, 2012), focusing on changes in the underground metallic (WEINSTEIN, 2000) local’s world (BECKER, 2010) and circuit (concert spaces, meeting places and headbanger flows) (MAGNANI;SOUZA, 2007) and state cultural policy of access and use of public spaces (Teatro Experimental Waldemar Henrique) for Heavy Metal shows. Through newspapers (O Liberal and A Província do Pará) and recorded interviews, changes were noticed in the spatiality, sociability and presence of the local Heavy Metal in public places, after the 3rd Rock 24 Horas, a key event in the production of rock in Pará (SILVA, 2010, 2014). The aim of this study is to carry out a Social History of Heavy Metal (HOBSBAWM, 1989) in dialogue with Interactionist Sociology (BECKER, 2010) and Urban Anthropology (MAGNANI; SOUZA, 2007).The facts of Heavy Metal, between 1990 and 1993, have been consecrated as a number 1 style in the rock scene of Pará and opener to the growth of a possible rock market for local bands (MACHADO, 2004), but soon after the 3rd Rock 24 Horas, going through significant mutations in such elements, justified the construction of the doubts in this text.