Objects in Films: Analyzing Signs

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Objects in Films: Analyzing Signs

Ano: 2009 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: GAMBARATO, Renira Rampazzo
Autor Correspondente: GAMBARATO, Renira Rampazzo | [email protected]

Palavras-chave: Análise fílmica, Metodologia, Comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O foco deste artigo é a análise de objetos cotidianos como signos em filmes. Os objetos
da vida diária adquirem várias funções nos filmes: eles podem ser simplesmente
utilizados como objetos de cena ou apoiar um determinado estilo de filme. Outros
objetos são especialmente escolhidos para traduzir o caráter dos personagens ou o
compromisso ético-estético do diretor com a narrativa. Para entender tais funções e
compromissos, desenvolvemos uma metodologia da análise de filmes que se concentra
nos objetos. A interpretação de objetos como o ponto de partida da análise fílmica não é
uma prática nova. Por exemplo, o crítico francês André Bazin propôs o uso da
interpretação de objetos nos filmes nos anos 1950. O teórico alemão Siegfried Kracauer
também se utilizou desse tipo de interpretação nos anos 1960. Entretanto, não há
atualmente nenhum modelo analítico existente para ser utilizado na interpretação de
objetos nos filme. A metodologia aqui proposta procura pelos objetos mais
representativos nos filmes, o que implica tanto análise quantitativa como qualitativa;
consideramos o número de vezes que cada objeto aparece em um filme (análise
quantitativa) bem como o contexto da sua presença, isto é, o tipo de filmagem utilizada
e como isto cria uma maior ou menor relevância e/ou expressividade (análise
qualitativa). Além dos critérios de relevância e expressividade, também analisamos a
funcionalidade dos objetos, explorando detalhes e especificando os variados papéis
desempenhados pelos objetos nos filmes. Esta pesquisa foi desenvolvida na Concordia
University, Montreal, Canadá e apoiada pelo Foreign Affairs and International Trade,
Canadá (DFAIT).



Resumo Inglês:

The focus of this essay is the analysis of daily objects as signs in films. Objects from
everyday life acquire several functions in films: they can be solely used as scene objects
or to support a particular film style. Other objects are specially chosen to translate a
character’s interior state of mind or the filmmaker’s aesthetical or ethical commitment to
narrative concepts. In order to understand such functions and commitments, we
developed a methodology for film analysis which focuses on the objects. Object
interpretation, as the starting point of film analysis, is not a new approach. For instance,
French film critic André Bazin proposed that use of object interpretation in the 1950s.
Similarly, German film theorist Siegfried Kracauer stated it in the 1960s. However, there
is currently no existing analytical model to use when engaging in object interpretation in
film. This methodology searches for the most representative objects in films which
involves both quantitative and qualitative analysis; we consider the number of times each
object appears in a film (quantitative analysis) as well as the context of their appearance,
i.e. the type of shot used and how that creates either a larger or smaller relevance
and/or expressiveness (qualitative analysis). In addition to the criteria of relevance and expressiveness, we also analyze the functionality of an object by exploring details and
specifying the role various objects play in films. This research was developed at
Concordia University, Montreal, Canada and was supported by the Foreign Affairs and
International Trade, Canada (DFAIT).