A proposta desse artigo é discutir o desenvolvimento poético de alguns objetos de arte. Mais especificamente, da concepção de algumas peças escultóricas realizadas em cerâmica. Para isso, o texto desenvolve uma discussão teórica a respeito de dois temas: primeiro, o desenho enquanto gesto, enquanto “traço do humano esquecido na coisa”; em seguida, sobre o lugar dos objetos na vida das pessoas da chamada “civilização urbana”. Então ele termina discutindo alguns desenhos (e colagens e gravuras) que desembocaram nos objetos descritos.
This article discusses the poetic development of some art objects. The conception of some ceramic sculptures, more precisely. In order to do that, a theoretical discussion about two themes was made: at first about the drawing as a gesture, as “trace of the human forgotten on things”; and then about the place of the objects on the so called “urban civilization”. And it is finished with the discussion around some drawings (and print makings and collages) that ended up in the described objects.
La propuesta de este artículo es discutir el desarrollo poético de algunos objetos de arte. Más específicamente, de la concepción de algunas piezas escultóricas realizadas en cerámica. Para ello, el texto desarrolla una discusión teórica acerca de dos temas: primero, el diseño como gesto, mientras que "rasgo del humano olvidado en la cosa"; a continuación, sobre el lugar de los objetos en la vida de las personas de la llamada "civilización urbana". Entonces termina discutiendo algunos dibujos (y collages y grabados) que desembocaron en los objetos descritos.