OBRA ABERTA, MAS NEM TANTO: LIMITES INTERPRETATIVOS COMO COLABORADORES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

OBRA ABERTA, MAS NEM TANTO: LIMITES INTERPRETATIVOS COMO COLABORADORES NA FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR

Ano: 2012 | Volume: 8 | Número: 14
Autores: João Luis Pereira Ourique, Patrícia Cristine Hoff
Autor Correspondente: J. L. P. Ourique, P. C. Hoff | [email protected]

Palavras-chave: ensino de literatura, estética da recepção, hermenêutica, obra aberta, sujeitos-leitores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao identificar pressupostos teóricos que sustentam os limites de interpretação do texto literário – tido como ―aberto‖ dada a sua ambiguidade e plurissignificação –, esse trabalho preocupa-se em tecer considerações sobre como tais aspectos levantados pela teoria podem contribuir para a formação de sujeitosleitores. Para isso, ampara-se, sobretudo, nos estudos de Umberto Eco, percorrendo algumas obras desse que é um dos grandes pensadores sobre a significação artística. Além de Eco, percorre-se nomes como Hans Robert Jauss e Hans-Georg Gadamer, figuras emblemáticas da teoria da recepção e da hermenêutica as quais promovem a valorização do leitor em detrimento da autoria empírica, aspecto que vai de encontro à tradição do ensino de literatura pautado por abordagens histórico-biográficas remanescente do século XIX. Ao final, conclui-se que cada texto literário ao mesmo tempo potencializa e inviabiliza certas leituras, ao passo que os limites da interpretação são impostos pelo próprio texto. Este, por sua vez, é senão o objeto do leitor, sujeito da prática interpretativa, para quem os limites de sentido devem ser tão caros quanto os próprios sentidos resultantes da leitura.



Resumo Inglês:

By identifying the theoretical assumptions that support the limits of interpretation of the literary text - considered "open" due to its ambiguity and plural signification -, this work is concerned with some considerations on how such issues raised by the theory can contribute to the formation of readers. To do so, this work is supported especially by studies of Umberto Eco, through covering some works by him who is one of the great thinkers about the artistic significance. Besides Eco, this work runs over names as Hans Robert Jauss and Hans-Georg Gadamer, emblematic figures of reception theory and hermeneutics which promote the appreciation of the reader at the expense of empirical authorship, aspect which goes against the tradition of teaching literature guided by historical and biographical approaches remainder of the 19th century. Finally, it is concluded each all literary text at the same time enhances and limits certain readings, whereas the limits of interpretation are imposed by inner text. The text, in its turn, is but the object of the reader, who is the subject of interpretive practice, for whom the limits of me