A OBRA DE SEBASTIÃO SALGADO E O DESVELAMENTO DO OLHAR

Revista Extensão em Ação

Endereço:
Avenida da Universidade, 2932, Benfica
Fortaleza / CE
60.020-181
Site: http://www.revistaprex.ufc.br
Telefone: 85 33667459
ISSN: 2316400X
Editor Chefe: Robéria Rodrigues Lopes
Início Publicação: 31/03/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A OBRA DE SEBASTIÃO SALGADO E O DESVELAMENTO DO OLHAR

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 12
Autores: Mariana Lopes Veras, Tábata Isis Silva Laboreiro, Caciana Linhares Pereira
Autor Correspondente: Mariana Lopes Veras | [email protected]

Palavras-chave: psicanálise, Sebastião Salgado, olhar

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Projeto de Extensão “Cine Freud, Cultura e Arte” apresentou em 2016 o filme-documentário “O Sal da Terra”, codirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. A película narra a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que tem como marca fundamental de sua obra “o olhar”. A partir dos efeitos suscitados pelo filme e pela obra do fotógrafo, recorreu-se às concepções de Jacques Lacan sobre “o olhar”, a “função quadro” e a “função mancha” para direcionar este estudo. A investigação permitiu observar que Sebastião Salgado subverte certo lugar comum na fotografia – e que coincide com uma posição do “eu” como aquele que "vê" ou "domina" o objeto visado – instaurando um olhar particular que descentraliza o Eu: nesta fotografia, somos vistos em nosso ponto de desfalecimento. O relato de experiências apresenta ainda algumas concepções e considerações para promoção de debates sobre o olhar e a fotografia social.



Resumo Inglês:

presented in 2016 the documentary “The Salt of the Earth”, codirected by Wim Wenders and Juliano Ribeiro Salgado. The movie portrays Sebastião Salgado's trajectory, a brazilian photographer, whose fundamental mark of his work is “the gaze”. By means of the effects caused by the film-documentary and the photographer's work, resorted Jacques Lacan's conceptions on “the gaze”, “picture function” and “stain function” to direct the study of this study. The investigation allowed us to notice that Sebastião Salgado subverts a certain common place in photography, that matches with a position in which the “I”-subject is that one who “sees” and “dominates” the object looked, instituting a particular gaze that decentralizes the “I”-subject: in this photograph, we are seen at our point of failure. The experience report also presents a few notions and considerations about gazing and social photography.