A ocupação do Armazém da Utopia na área portuária do Rio de Janeiro

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A ocupação do Armazém da Utopia na área portuária do Rio de Janeiro

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Evelyn Furquim Werneck Lima
Autor Correspondente: Evelyn Furquim Werneck Lima | [email protected]

Palavras-chave: ocupação artística, patrimônio industrial, teatro político

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O desafio para os grupos teatrais preocupados com o teatro socialmente engajado é reduzir os impasses do capitalismo por meio de atividades de artes cênicas em espaços alternativos para garantir o exercício da cidadania. A apropriação dos armazéns do patrimônio industrial não originalmente destinados ao teatro abriu novas possibilidades para as artes cênicas no Rio de Janeiro, além de trabalhar em diferentes escalas e produzir arquiteturas dramáticas. O entrevistado é o diretor teatral Luiz Fernando Lobo da Ensaio Aberto e comprova que a ocupação desse galpão centenário e desativado por um grupo teatral com longa trajetória na cena carioca é um ato de resistência. Lobo atribuiu ao prédio ocupado uma função social, significando um território de luta em um bairro histórico da periferia do Centro do Rio, como alternativa à lógica do city-marketing e do mercado imobiliário.



Resumo Inglês:

The challenge for theatrical groups concerned with socially engaged theatre is to reduce the impasses of capitalism through performing arts activities in alternative venues to ensure the exercise of citizenship. The appropriation of the industrial heritage warehouses not originally intended to be theatrical opened new possibilities for the performing arts in Rio de Janeiro, besides working at different scales and producing dramatic architectures. The interviewee is the theater director Luiz Fernando Lobo of Ensaio Aberto who proves that the occupation of this centenary and deactivated warehouse by a theater group with a long trajectory in the carioca scene is an act of resistance. Lobo gave the occupied building a social function, meaning a territory of struggle in a historic neighborhood on the outskirts of downtown, as an alternative to the logic of city marketing and the real estate market.



Resumo Espanhol:

El desafío para los grupos teatrales preocupados por el teatro socialmente comprometido es reducir los callejones sin salida del capitalismo a través de actividades de artes escénicas en espacios alternativos para garantizar el ejercicio de la ciudadanía. La apropiación de los almacenes del patrimonio industrial que originalmente no tenían la intención de ser teatrales abrió nuevas posibilidades para las artes escénicas en Río de Janeiro, además de trabajar en diferentes escalas y producir arquitecturas dramáticas. El entrevistado es el director de teatro Luiz Fernando Lobo de la Ensaio Aberto que demuestra que la ocupación de este galpón centenario y desactivado por un grupo de teatro de larga trayectoria en la escena carioca es un acto de resistencia. Lobo dio al edificio ocupado una función social, es decir, un territorio de lucha en un barrio histórico de la periferia del centro, como alternativa a la lógica del city marketing y del mercado inmobiliario.