Neste artigo, argumenta-se sobre o processo que levou à montagem do Odisseia dos sentidos, um espetáculo de circo que estreou em 2011 e foi remontado três vezes para, enfim, constituir um grande show de malabarismo de luz e fogo. A análise descritiva expõe o ponto de vista de dois artistas sobre um processo de criação em circo, que focalizou a técnica da manipulação de objetos. No início, a obra se destacou por seu caráter principalmente performático, mas posteriormente foi recebendo novas nuances estéticas, num processo de construção e direção coletiva que consolidou uma dramaturgia que afluiu não apenas o olhar dos artistas, mas também do público que assistiu as apresentações em diferentes cidades da Bahia, no Brasil e na Europa.
This article discusses the creative process of the performance of the Odisseia dos sentidos, a circus show that debuted in 2011 and has been reassembled several times to finally constitute a big juggling show of lights and fire. The descriptive analysis exposes the point of view of two artists about a circus creation process, and focus in the object manipulation technique. In the first moment, the work was predominantly performative character, but later it received new aesthetic nuances, in a process of collective direction and construction, which allowed the creation of an dramaturgy that showed the point of view of artists and the public that watched the presentations in different cities in Bahia, Brazil and Europe.
En este artículo se analiza el proceso creativo de la representación de la Odisseia dos sentidos, espectáculo de circo que debutó en 2011 y que ha sido reensamblado varias veces para constituir finalmente un gran espectáculo de malabarismo de luces y fuego. El análisis descriptivo expone el punto de vista de dos artistas sobre un proceso de creación circense y se centra en la técnica de manipulación de objetos. En un primer momento, la obra fue de carácter predominantemente performativo, pero luego recibió nuevos matices estéticos, en un proceso de dirección y construcción colectiva, en una dramaturgia que mostró el punto de vista no sólo de los artistas, sino también del público que asistió a las presentaciones en diferentes ciudades de la Bahía, del Brasil y de Europa.