A OFERTA DA (CONTRA)PALAVRA PRODUÇÃO ESCRITA E LEITURA ANALÍTICA À LUZ DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO

EntreLetras

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A OFERTA DA (CONTRA)PALAVRA PRODUÇÃO ESCRITA E LEITURA ANALÍTICA À LUZ DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: V. L. Linhares
Autor Correspondente: V. L. Linhares | [email protected]

Palavras-chave: enunciação, gêneros do discurso, linguagem, (re)escrita, processualidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma análise de quatro versões de uma atividade escrita de caráter analítico, realizada por um grupo de alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública federal, situada no município de Congonhas-MG, focalizando a apropriação e operacionalização realizada pelos alunos do conceito de enunciação e suas categorias. (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BENVENISTE, 1995; PAULINO; WALTY, 2005). Em cada versão são também apresentadas as intervenções/orientações propostas pelo docente e as adequações realizadas pelos alunos, jovens autores, no correr do processo de escrita. Tal proposta de atividade se assenta numa perspectiva que concebe a produção escrita como atividade de (re)elaboração da qual co-participam, dialogicamente, professor e alunos ao ofertarem, mutuamente, a palavra e a contrapalavra. (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2004, 2008; KOCH; ELIAS, 2015).



Resumo Inglês:

This paper presents an analysis of four versions of a written analytical activity carried out by a group of first year high school students in a federal public school, located in the city of Congonhas-MG, focusing on the appropriation and operationalization of the concept of enunciation and its categories which students carried out (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BENVENISTE, 1995; PAULINO; WALTY, 2005). In each version are also presented the interventions /guidelines proposed by the teacher and the adjustments made by the students, young authors, in the process of writing. This activity proposal is based on a perspective that conceives written production as a (re)elaboration activity in which, dialogically, teacher and students co-participate in offering each other the word and the counter-word. (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2004, 2008; KOCH, ELIAS, 2015).