Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia

Revista de Educação Popular

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ISSN: 1982-7660
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia

Ano: 2015 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Anderson de Carvalho Pereira
Autor Correspondente: Anderson de Carvalho Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Oralidade, Letramento, Quilombo, Samba, Cultura Popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste texto é mostrar a relação de alteridade entre oralidade e escrita e seu valor no âmbito de uma perspectiva discursiva de letramento, apontada por Tfouni (2009) e Pereira (2009) como importante à posição de intérprete do sujeito por conta do poder simbólico do discurso da escrita. A oralidade é entendida por meio da noção de uma estética dos jogos e brincadeiras com a linguagem em Belintane (2011) e problematizada em termos de sua exclusão no ensino da língua no espaço escolar. A partir desses pressupostos, foram analisadas marcas da oralidade tal como aparecem em sequências discursivas recortadas de cantigas de roda, interpretadas por um grupo de remanescentes quilombolas pertencente à tradição oral do sudoeste da Bahia. Metodologicamente, a análise fundamentou-se na noção de sequência discursiva de Serrani (1997). A partir desse ponto de vista, apontamos possibilidades, no âmbito do ensino, da língua materna estabelecer diálogos com o universo da oralidade presente em uma localidade.



Resumo Inglês:

This paper aims to investigate otherness relation between orality and writing and his value under a perspective of a literacy discourse. Tfouni (2009) and Pereira (2009) discuss that this is important to the interpreters of the subject due to the symbolic strength of the writing discourse. Accordingly to Belintane (2011), the orality is understood by means of a notion of esthetic of a game and discussed under his exclusion in language teaching in the school. Thus, we analyze oral remarks as they appear in the discursive sequences of round song of a remnant maroon community of south-west of Bahia state. The methodology is based on Serrani (1997) and the notion of discursive sequence. We discuss the possibilities of the first language dialogue with the orality of a locale.