Origens do Cristo Crucificado em Portugal: a inclusão do Bom Jesus de Matozinhos no passo da crucificação do Aleijadinho em Congonhas do Campo

Revista Visuais

Endereço:
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083854
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index
Telefone: (19) 3521-4000
ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Origens do Cristo Crucificado em Portugal: a inclusão do Bom Jesus de Matozinhos no passo da crucificação do Aleijadinho em Congonhas do Campo

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Marco Antonio Alves do Valle
Autor Correspondente: Marco Antonio Alves do Valle | [email protected]

Palavras-chave: escultura, arte religiosa, patrimônio cultural, Aleijadinho.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em um antiqüíssimo mosteiro de monjas beneditinas, localizado na aldeia de Bouças, se venerou desde eras imemoriais, anteriores ou contemporâneas da formação da nacionalidade portuguesa, a imagem artística do Cristo Crucificado, a qual se atribuía dons sobrenaturais, tornando-se por isso, objeto de ardente devoção que só fez crescer através dos tempos chegando aos nossos dias. Reflexões sobre a inclusão, ou não, da imagem de Bom Jesus de Matosinhos ao Passo da Cricificação de Congonhas do Campo pelo "Aleijadinho".  



Resumo Espanhol:

En un antiguo monasterio de monjas benedictinas, que se encuentra en el pueblo de Bouças, ha venerado desde el entrenamiento épocas antigua, anterior o actual, de nacionalidad portuguesa, la imagen artística del Cristo Crucificado, que se atribuyó dones sobrenaturales, convirtiéndose, por tanto, objeto de ardiente devoción que sólo hizo crecer a través de los tiempos llegando a nuestros días. Reflexiones sobre la inclusión, o no, de la imagen de Bom Jesús de Matosinhos al paso de la Criciación de Congonhas del Campo por el "Aleijadinho".