Este artigo tem como objetivo fulcral analisar o mais recente romance do
escritor português, José Saramago. O romance foi criado a partir da técnica de encaixe,
para se pensar na proposta de Tzvetan Todorov (1970). Nessa perspectiva de encaixe e
releitura, o presente texto parte dos arquétipos estruturalistas e formalistas para
conceber o romance como uma narrativa de revisitação, desconstrução e reconstrução
da escritura, como se lê em Roland Barthes (1971). O que importa ao leitor é o como a
história é contada na consagração de um instante, porque o narrador instaura a
ambiguidade na estrutura da narrativa para um segundo nÃvel de leitura, a crÃtica.
This paper must like objective to analyze the most recent romance of the
Portuguese writer Jose Saramago. The novel was created of the plug-in technique, to
think of the supply of Tzvetan Todorov (1970). In this perspective and rereading, the
present text is had broken of the archetypes and the formalist of the estruturalist to
conceive the novel like narrative of revisitation, desconstruction and the reconstruction
of the writing, because inside is read Roland Barthes (1971). What concerns the reader
is whereas history is counted in consecration of a moment because narrator to restore
ambiguity in the structure of the narrative stops like reading, the critic