Os códigos de Oyá – elementos simbólicos da Dança de Iansã no Afoxé Oju Omim Omorewá

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Os códigos de Oyá – elementos simbólicos da Dança de Iansã no Afoxé Oju Omim Omorewá

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 24
Autores: Daniela Beny Polito Moraes, Teodora de Araújo Alves
Autor Correspondente: Daniela Beny Polito Moraes | [email protected]

Palavras-chave: Orixá, Iansã, Afoxé, dança, antropologia da performance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo traz os elementos simbólicos da Dança de Iansã usados como base na criação coreográfica do espetáculo “Chão Batido – terra de negros e mestiços” do Afoxé Oju Omim Omorewá. Apresentamos como a mitologia iorubá e a comunicação oral compõem a criação coreográfica do afoxé e apontam para o entendimento da dança nas religiões de matrizes africanas, sob a perspectiva da Antropologia da Performance, com bases em Richard Schechner e Zeca Ligiéro. Visamos aqui estabelecer diálogo entre os fundamentos da Antropologia da Performance e nossas interlocutoras – as Ialorixás Nany Moreno e Isabel Caetano - delimitando o espaço da performance artística como objeto/sujeito de estudo.



Resumo Inglês:

This article summons the symbolic elements of the Dance of Iansã that are used as basis to create the choreography of the show “Chão Batido – terra de negros e mestiços”, by the Afoxé Oju Omim Omorewá. We show how the Yoruba mythology and the principle of oral communication comprise the choreographic creation of the afoxé and point to the understanding of dance in the religions of African origin. We do so from the perspective of an Anthropology of Performance, drawing on Richard Schechner and Zeca Ligiéro. In this paper, we aim to establish a dialogue between the foundations of Anthropology of Performance and our interlocutors – the Ialorixás Nany Moreno and Isabel Caetano – delimiting the space of artistic performance as object/subject of investigation.