Este artigo pretende configurar uma antropologia modal como etnografia dos cantos-dança dos povos guarani, a partir de uma revisão da literatura sobre o tema e da pesquisa etnográfica mediada por processos de produção audiovisual, realizada entre grupos mbya e nhandeva, na última década. Entender os modos de existência dos povos guarani e a centralidade das relações de alteridade para estes, é o que anima nosso processo de criação que vai do filme etnográfico à cartografia do grande território invisível guarani.
This article intends to configure a modal anthropology as ethnography of the singing-dance of the Guarani peoples, from a review of the literature on the subject and ethnographic research mediated by audiovisual production processes, carried out between mbya and nhandeva groups, in the last decade. Understanding the ways of existence of the Guarani peoples and the centrality of relations of alte-rity for them, is what animates our creation process that goes from ethnographic film to cartography of the great invisible Guarani territory.
Este artículo se propone configurar una antropología modal como etnografía del canto-danza de los pueblos guaraníes, desde una revisión bibliográfica sobre el tema y la investigación etnográfica mediada por procesos de producción audiovisual, realizada entre grupos Mbya y Nhandeva, en la última década. Comprender los modos de existencia de los pueblos guaraníes y la centralidad de las relaciones de alteridad para ellos es lo que anima nuestro proceso de creación, que va desde el cine etnográfico hasta la cartografía del gran territorio invisible guaraní.