Os computadores também sonham? Para uma teoria da cibercultura como imaginário

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Os computadores também sonham? Para uma teoria da cibercultura como imaginário

Ano: 2006 | Volume: 0 | Número: 15
Autores: Erick Felinto
Autor Correspondente: Erick Felinto | [email protected]

Palavras-chave: cibercultura, comunicação, imaginário tecnológico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho propõe a elaboração de uma teoria da cibercultura como imaginário tecnológico. Pretende investigar de que modo a cibercultura se constitui em visão de mundo coerente, descrevendo algumas das principais representações culturais que têm cercado as tecnologias digitais. Ao mesmo tempo, sugere a constituição de uma teoria da cibercultura fundada em três procedimentos epistemológicos: I) a análise das relações entre materialidades e imaginários tecnológicos, II) a arqueologia dos meios e III) a adoção de uma visão “culturalista”.



Resumo Inglês:

This paper proposes to create a theory of cyberculture as technologic imaginary. It aims to investigate how the cyberculture constitutes itself in a coherent world view, describing some of the main cultural representations that have been surrounding the digital technologies. At the same time, it suggests the constitution of a theory of cyberculture based in three episthemological processes: I) analysis of the links between materialities and technological imaginaries, II) archeology of the media and III) adoption of a “culturalist” view.



Resumo Espanhol:

Este trabajo propone la elaboración de una teoría de la cibercultura como un imaginario tecnológico. Pretende investigar de que modo la cibercultura se constituye en una visión del mundo coherente, describiendo algunas de las principales representaciones culturales que acompañan a las tecnologías digitales. Al mismo tiempo sugiere la constitución de una teoría de la cibercultura fundada en tres procedimientos epistemológicos: I) el análisis de las relaciones entre las materialidades y los imaginarios tecnológicos, II) la arqueología de los medios, y III) la adopción de una visión “culturalista”.