Os desafios da heterogeneidade na sala de aula de Educação Musical: uma leitura interdisciplinar das políticas e práticas experimentadas

Olhar De Professor

Endereço:
PRAçA SANTOS ANDRADE, N. 1 - BLOCO B - SALA 104
Ponta Grossa / PR
Site: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor
Telefone: (42) 3220-3362
ISSN: 15185648
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/12/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Os desafios da heterogeneidade na sala de aula de Educação Musical: uma leitura interdisciplinar das políticas e práticas experimentadas

Ano: 2010 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Profª. Drª. Celia Maria Haas, Prof. Ms. Oswaldo Luís Mori
Autor Correspondente: Profª. Drª. Celia Maria Haas | [email protected]

Palavras-chave: Educação musical, Formação de professores, Heterogeneidade em sala de aula, Interdisciplinaridade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa procura discutir, refl etir e compreender as práticas pedagógicas numa sala de
aula de educação musical, desafi ada pela heterogeneidade dos alunos do Centro de Estudos Musicais –
Tom Jobim, de São Paulo - Brasil. Esta diferença foi classifi cada em três categorias: alunos musicalmente
talentosos; alunos que vêm à escola para aprender música; e aqueles com difi culdades no aprendizado
musical. Para conhecer a referida instituição foram analisados os Decretos que a criaram, destacando
as três gestões pedagógicas, no período de 1994 a 2003, pois cada uma delas demandou mudanças nas
práticas do professor. O estudo apoia-se também na descrição da própria história de vida, realçando as
práticas desenvolvidas cotidianamente no enfrentamento dos desafi os postos pelas diferenças entre os
alunos e demandas das diferentes propostas pedagógicas de cada gestão e nas contribuições da Educação
Musical (KOELLREUTTER, 1990) e da Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). As conclusões
apontam para as vantagens, em salas heterogêneas, de projetos musicais conjuntos, nos quais cada aluno
contribui com seus recursos e possibilidades, ultrapassando a formação musical, preparando-os para
uma escuta sensível à cultura em geral.



Resumo Inglês:

This research aims to discuss, refl ect and understand the pedagogical practices in a
heterogeneous Musical Class at the Tom Jobim Center of Musical Studies, Sao Paulo – Brazil. The
students have been classifi ed into 3 categories: musically talented students; students who go to school
to learn music; and those students with have diffi culties to learn music. In order to know the center the
law that established the creation of the center was analyzed, highlighting 3 periods from 1994 to 2003
as each of the periods demanded changes in teachers’ practices. The study is based on teachers’ life
history descriptions in which they point out the daily practices used to face the challenges in teaching
heterogeneous classes and the different pedagogical proposals imposed by the different pedagogical
management teams and by the contributions from Musical Education (KOELLREUTTER, 1990) and
Interdisciplinarity (FAZENDA, 2002). The analyses point out advantages in having heterogeneousclasses and joint musical projects in which each student contributes with his/her resources and
possibilities, which takes them beyond musical education and preparing them to develop sensibility in
terms of music and culture.