Os Desafios do Bem-estar na América Latina, as Políticas de Igualdade de Gênero e as Respostas Governamentais para a “Crise do Cuidado”

Revista Sul-Americana de Ciência Política

Endereço:
Rua Cel Alberto Rosa, 154 - sala 333 - Centro
Pelotas / RS
96010160
Site: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/issue/archive
Telefone: (53) 8112-1628
ISSN: 23175338
Editor Chefe: Bianca de Freitas Linhares e Luciana Ballestrin
Início Publicação: 13/03/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência política

Os Desafios do Bem-estar na América Latina, as Políticas de Igualdade de Gênero e as Respostas Governamentais para a “Crise do Cuidado”

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Clarisse Paradis
Autor Correspondente: Clarisse Paradis | [email protected]

Palavras-chave: Estado de Bem-Estar Social; Agenda Social Latino-Americana; Crise do Cuidado; Trabalho Não Remunerado; Planos Nacionais de Igualdade de Gênero.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os países latino-americanos enfrentaram profundas transformações sociais e demográficas nos últimos vinte anos, com a incorporação massiva das mulheres no trabalho remunerado, transformações no escopo da família nuclear e o envelhecimento de sua população. Essas transformações geram dilemas associados à relação entre o trabalho remunerado e não remunerado e à “crise do cuidado”. Se houve uma renovação da agenda social entre o início do século e meados da sua segunda década, na América Latina, quais foram as percepções e respostas dos Estados a estas transformações? A partir do aporte da literatura sobre Estados de Bem-Estar Social, suas críticas feministas e adequações para pensar o contexto regional, serão analisados os planos nacionais de igualdade de gênero, com o objetivo de averiguar se e como os governos consideraram, valoraram e propuseram soluções para essas transformações. Conclui-se que para que os sistemas de bem-estar latino-americanos desafiem as desigualdades de gênero é necessário efetivar e fortalecer a participação do Estado na produção do viver.