Durante o stalinismo tardio, 1945-53, marcado pelo pós-guerra e o início da Guerra Fria, os filmes de época soviéticos se debruçaram sobre temas e episódios relacionados com a marinha czarista e a Guerra da Crimeia. Ao guiar o país na corrida armamentista,na luta pela divisão dos impérios coloniais em desintegração, na projeção do poder marítimo e na confrontação com os ex-aliados por esses mesmos objetivos, o regime precisava disseminar sua versão da história e suas mensagens de união nacional e combate ao inimigo externo, reproduzindo a narrativa da traumática Segunda Guerra. A sócio-história cinematográfica de Ferro permite perceber esse entrelaçamento de narrativas e objetivos em seus filmes de época.
During late Stalinism, 1945-53, marked by the post-war and the beginning of the Cold War, Soviet period films focused on themes and episodes related to the tsarist navy and the Crimean War. In guiding the country in the arms race, in the struggle for the division of the disintegrating colonial empires, in the projection of maritime power and in the confrontation with ex-allies for these same objectives, the regime needed to disseminate its version of history and its messages of national unity. and combating the external enemy, reproducing the narrative of the traumatic World War II. Ferro's cinematographic socio-history allows us to perceive this intertwining of narratives and objectives in his period films