Tem crescido na Igreja Católica o número de organizações – novas comunidades, institutos seculares e religiosos, movimentos, etc. - que se propõem a uma fidelidade estrita à Igreja Católica e à sua defesa contra um presumido relaxamento de ardor e doutrinário pela qual a mesma estaria passando, ou contra supostos abusos e esquecimentos teológicos, devocionais, litúrgicos e morais após o ConcÃlio Vaticano II. O presente texto quer apresentar algumas teorias sobre como tais grupos de inspiração teológica, moral e litúrgica mais conservadora e exclusivista (se comparados à eclesiogênese – termo de Leonardo Boff – que a Igreja experimentou, em vários setores, no perÃodo pós-conciliar) se entendem como Igreja, como entendem a Igreja e como se relacionam com a Igreja. Ademais, pretende visualizar a concepção totalizante conferida à Igreja Católica, isto é, sua percepção como referência para toda vida civil e religiosa, em uma perspectiva de reencantamento dela e, através dela, da sociedade.
It has grown in the Catholic Church the number of Catholic organizations - new communities, secular and religious institutions, movements, etc - they propose a strict fidelity to the Catholic Church and its defense against an alleged relaxation of doctrine and ardor in which the same would be going, or against perceived abuses and oversights theological, devotional, liturgical and moral after Vatican II. This paper wants to present some theories about how such groups inspiration theological, moral and liturgical more conservative and exclusivist (compared to eclesiogênese - Leonardo Boff term - that the Church experienced in various sectors in the after council) are understood as Church, as the Church and understand how they relate to the Church. Furthermore, the article want to see the totalizing conception given to the Catholic Church, in other words, its perception as a reference for all civil and religious life, in a perspective of re-enchantment of it and through it, society.