Os Impactos do conceito da dita "música séria" no choro brasileiro: Três estudos de caso

Revista da Tulha

Endereço:
Rua Prof. Dr. Olivier Toni, s/n - Monte Alegre (Cidade Universitária)
Ribeirão Preto / SP
14040-900
Site: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/index
Telefone: (16) 3315-0102
ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os Impactos do conceito da dita "música séria" no choro brasileiro: Três estudos de caso

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Felipe Siles de Castro
Autor Correspondente: Felipe Siles de Castro | [email protected]

Palavras-chave: Música séria, Cânone, Choro, Música e sociedade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa analisar o impacto da dita “música séria” 一 conceito surgido na Europa, no final do século XVIII, em oposição à música de entretenimento 一 no contexto do choro brasileiro, debruçando-se sobre três estudos de caso: o conto O homem célebre de Machado de Assis; a anedota de Henrique Cazes (2010), onde ele relata Jacob do Bandolim retirando Pixinguinha da lista de convidados de sua roda de choro; e a Suíte Retratos de Radamés Gnattali, como marco de aproximação entre o choro e a música de concerto.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the impact of the called “serious music” —  a  concept  that  emerged  in  Europe  at  the  end  of  the  18th  century,  as opposed to entertainment music — in the context of Brazilian Choro, focusing  on  three  case  studies:  the  short  story  O  homem  célebre  of  Machado de Assis; the anecdote of Henrique Cazes (2010), where he reports  Jacob  do  Bandolim  barring  Pixinguinha  from  his  choro  event  guest list; and the Radamés Gnattali Suite Retratos, as a way of bringing choro and concert music closer together.