A filosofia defendida por Victor Cousin, sob os auspícios do Romantismo e do Idealismo, é uma filosofia nascida no contexto da Restauração Francesa. Segundo Antonio Paim (1999), o Brasil, na condição de país independente, teve a glória de encontrar dois mestres de filosofia que influenciaram fortemente gerações de políticos e intelectuais, que foram Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) e Victor Cousin (1793-1867). Este último foi aclamado diretor espiritual por alguns intelectuais brasileiros que viveram em Paris na década de trinta do oitocentos, e por muitos outros que não transpuseram os limites de sua pátria. Na condição de discípulos, esses intelectuais brasileiros, atrelados ao Romantismo, realizaram no Brasil um amplo movimento educacional, em âmbito nacional, instaurando no país o debate filosófico autêntico, editando livros e revistas, formando professores e participando ativamente da discussão teórica que tinha lugar em parte da Europa. O tema exposto, tratado sob um viés compreensivo, contempla o nosso interesse mais amplo pela história das ideias filosóficas no século XIX que, de uma maneira ou de outra, influenciaram as questões educacionais no Brasil. Durkheim (1955) compreendeu que aos estudos históricos de um dado sistema de educação estão atreladas questões religiosas, políticas, científicas e outros fenômenos sociais, enquanto causas sociais e sem as quais os fenômenos educacionais ficariam incompreensíveis. Nesta direção compreendemos que, em toda época, à educação estão ligadas ideias filosóficas.
La philosophie défendue par Victor Cousin, sous les auspices du romantisme et Idéalisme est une philosophie née dans le cadre de la restauration française. Le Brésil, avec le statut de pays indépendant avait la gloire de trouver deux maîtres de philosophie qui ont fortement influencé des générations de politiciens et d'intellectuels qui étaient Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) et Victor Cousin (1793-1867). Ce dernier a été acclamé directeur spirituel par certains intellectuels brésiliens qui vivaient à Paris dans les années trente du XIXe siècle, et beaucoup d'autres qui ne sont pas transposés les limites de leur pays d'origine. Sur l'état de disciples, ces intellectuels brésiliens, liés au romantisme, menées au Brésil un large mouvement éducatif, au niveau national, en établissant dans le pays le véritable débat philosophique, l'édition de livres et de magazines, la formation des enseignants et de participer activement à la discussion théorique qui a eu lieu dans une partie de l'Europe. Le sujet exposé, traité sous le biais de la method globale, comprend notre intérêt plus large pour l'histoire des idées philosophiques du XIXe siècle, que, d'une ou d' autre façon, ont influencé les questions de l’éducation au Brésil. Durkheim (1955) a compris que les études historiques d'un système éducatif donné sont liés a des aspects religieux, politiques, scientifiques et d’autres phénomènes sociaux. Dans ce sens, nous comprenons que, dans tous les âges, l'éducation est liée a des idées philosophiques.