Os jornais do PCB e a representação no Brasil da atuação soviética na Segunda Guerra

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ISSN: 2238-9717
Editor Chefe: Samira Peruchi Moretto
Início Publicação: 02/05/1990
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: História

Os jornais do PCB e a representação no Brasil da atuação soviética na Segunda Guerra

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: M. W. Franciscon
Autor Correspondente: M. W. Franciscon | [email protected]

Palavras-chave: Representação, mediação, PCB, Segunda Guerra

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao utilizar as técnicas de análise de discurso sobre o texto jornalístico, o artigo aborda o impacto no Brasil do cinema bélico soviético sobre a Segunda Guerra. O contato com esse cinema se dava de várias formas. Os membros e simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro detinham acesso a jornais diários ou semanais que, entre suas matérias, conferiam algum destaque ao cinema soviético. Os jornais replicavam a informação emitida pelas agências de notícias de Moscou, ou produziam seu próprio material. Os filmes concorriam (e as vezes venciam) em festivais internacionais. Em algumas ocasiões, foram exibidos oficialmente no próprio território brasileiro (durante os anos em que se procurou reatar as relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e a URSS). Esses jornais permitem apreender tanto a visão dos militantes sobre a Segunda Guerra quanto as variações dessa visão, provocadas pelas subsequentes fissuras no antigo monólito partidário. O que deixará marcas nas sinopses dos filmes ou nas colunas dedicadas às películas e sua produção, publicadas nos jornais Novos Rumos e Voz operária, entre 1949 e 1964.



Resumo Inglês:

By using discourse analysis techniques on the journalistic text, the article address es the impact on Brazil of the Soviet war film about World War II. The contact with this film was given in various ways. Members and supporters of the Brazilian Communist Party held access to daily or weekly newspapers, among its subjects, conferred some prominence to the Soviet cinema. Newspapers replicated information issued by news agencies in Moscow, or producing your own material. The films competed (and sometimes won) in international festivals. On some occasions, they were officially displayed in their own territory (during the years in which they sought to resume diplomatic and trade relations between Brazil and the USSR). These newspapers allow grasp both the vision of the militants on the Second War and the variations of this vision, caused by subsequent cracks in the old party monolith. What will leave marks on the synopses of the films or in columns devoted to films and their production, published in the newspaper Novos Rumos and Voz operária, between 1949 and 1964.