A regulamentação da confissão no cânon 21 do IV ConcÃlio de Latrão (1215) estabeleceu a
obrigatoriedade da penitência privada, auricular. Este novo ato penitencial promoveu a necessidade de
uma renovação doutrinal e moral dos padres de paróquia e seus fiéis, e a formação de um novo tipo de
texto: os manuais de confissão (summae confessorum, summae de casibus). No presente artigo serão
estudados três textos da literatura confessional ibérica : o Liber Poenitentiarius, do canonista português
João de Deus (1245); o Livro das Confissões copiado no mosteiro de Alcobaça (1399) e escrito pelo
canonista castelhano MartÃn Pérez (1316) ; e o texto anônimo escrito em Chaves (norte de Portugal)
intitulado Tratado de Confissom (1489).
La regulamentation de la conféssion dans le cânon 21 du Latran IV (1215) a établi la pratique
de penitence privée, auriculaire. Ce nouveau acte penitentiel a obligé un renouveau de la formation
doctrinale et morale des prêtres des paroisses et ses fidèles, et la création d’un nouveau type de texte: les
manuels de confession (summae confessorum, summae de casibus). Dans ce article trois textes de la
littérature conféssionale iberique seront étudiés: le Liber Poenitentiarius, du canoniste portugais João de
Deus (1245); le Livro das Confissões selon la copie du monastere d’Alcobace (1399) du texte original du
canoniste castillan MartÃn Pérez (1316) ; et le texte anonyme écrit en Chaves (nord de Pourtugal) intitulé
Tratado de Confissom (1489).