O artigo coloca em evidência a importância que os movimentos eclesiais
contemporâneos e as comunidades novas têm assumido no âmbito da nova
Eclesiologia pós-Vaticano II. Tal importância começa a ser mais e mais
reconhecida diante da Igreja universal e de muitas Igrejas particulares, para
além das dificuldades que possam existir na adequação dos novos carismas ao
tecido eclesial destas últimas. Partindo do reconhecimento desta estima, e na
busca por compreender melhor o que são estas novas realidades eclesiais, o
artigo explora quatro caracterÃsticas gerais e fundamentais presentes em todas
elas. Estas caracterÃsticas acabam por mostrar também elementos essenciais
dos movimentos eclesiais contemporâneos e comunidades novas contribuindo
a uma aproximação mais confiante deste fenômeno saudado por João Paulo
II e Bento XVI como “resposta providencialâ€, “sinal luminoso da beleza de
Cristo e da Igrejaâ€, “hino à unidade na pluralidade desejada pelo EspÃritoâ€,
“colaboradores no ministério apostólico universal do Papaâ€.
The article highlights the importance of contemporary ecclesial
movements and new communities have made under the new post-Vatican
II ecclesiology. Such importance is beginning to be recognized more
and more on the universal Church and of many particular Churches,
in addition to the difficulties that may exist on the adequacy of the new
ecclesial charisms of particular Churches. Recognizing this respect, and
seeking a better understanding of what these new ecclesial realities, this
article explores four fundamental and general characteristics present in all
of them. These characteristics are also essential to show the contemporary
ecclesial movements and new communities contributing to an approach
more confident of this phenomenon greeted by John Paul II and Benedict
XVI as “providential answerâ€, “luminous sign of the beauty of Christ
and the Churchâ€, “hymn to the unity in diversity desired by the Spiritâ€,
“collaborators in the Pope’s universal apostolic ministryâ€.