A experiência do autor na concepção e organização, em Lisboa, de quatro congressos internacionais (os congressos CSO, ou «Criadores Sobre outras Obras») onde os artistas escrevem sobre as obras de outros artistas, e também na gestão de periódicos académicos correspondentes (“Estúdio,” “Gama,” “Croma”), permite questionar as mudanças no campo artístico, na atualidade. Em particular, observa-se o diferente posicionamento do artista com uma educação mais exigente, e uma prática mais interveniente, com o seu suporte incluindo o público, misturando a curadoria, e a programação cultural, dentro do contexto discursivo caraterizado pela emergência de novas disciplinas no campo académico.
The author’s experience on organizing, in Lisbon, four international congresses, where artists are present papers on other fellow artists’ work (the “CSO” congresses), and also teh experience on the managing of three academic journals (“Estúdio,” “Gama,” “Croma”) allowed some prospective thinking on the changes on the contemporary art scene. Artists today seek much higher levels on art education - more and more usually at a post graduate level. Artists play also new roles, on managing art platforms and curating art projects, and this adds up to a new cultural landscape.