Os 'paradoxos' da "Crítica do juízo" e a interação entre o gosto e o gênio

Kant e-prints

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ISSN: 1677-163X
Editor Chefe: Daniel Omar Perez
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Os 'paradoxos' da "Crítica do juízo" e a interação entre o gosto e o gênio

Ano: 2016 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: I. Fracalossi
Autor Correspondente: I. Fracalossi | [email protected]

Palavras-chave: juízo, reflexão, subjetividade, heurística, senso comum.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo destina-se a examinar e mostrar que o que fundamenta os juízos de gosto e dá legitimidade a eles é justamente o que parece ser mais paradoxal na estética kantiana, isto é,os tão chamados „absurdos‟que Kant faz uso na Crítica do juízoe dos quaistrata cada um dos momentos lógicos da “Analítica do belo”, a saber: juízo estético, finalidade sem fim, universalidade subjetiva, legalidade sem lei. Na segunda parte do texto,o intuito é avaliar como ocorre a reconciliação promovida pelo gênio entre dois elementos distintos: arte e natureza.



Resumo Inglês:

The purpose of this paper is to examine and to demonstratethat what founds the judgments of taste and makes them legitimate is exactly what seems to be more paradoxical intheKantian aesthetics, in other words, the so-called „nonsense‟that Kantmakes use in the Critique of judgmentand of which each of the logical moments of "analytic of the beautiful" talks about, namely: aesthetic judgment, finalitywithout purpose, subjective universality, lawless legality. And in the second part of the text to assess how the reconciliation occurs promoted by the genius between two distinct elements: art and nature.