Neste estudo objetivamos compreender as relações entre as descrições e as representações de ParaÃso e Inferno e sua presença na obra de Hieronymus Bosch. Considerado um dos grandes pintores do final do medievo, Bosch retratou importantes aspectos do imaginário do perÃodo entre os séculos XV e XVI. Neste contexto, interessa-nos identificar as permanências da mentalidade medieval no seu trÃptico a óleo, O Jardim das DelÃcias, visto que muitos dos elementos existentes nesta obra baseiam-se em pinturas, textos literários e eclesiásticos conhecidos por seus contemporâneos, acrescidos de simbologias próprias. Utilizamos por metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise de imagem.
This study aims to understand the relations between the descriptions and depictions of Paradise and Hell and their presence in this work of Hieronymus Bosch. Considered one of the greats medieval painters, Bosch portrayed important aspects of the period in the imaginary between fifteenth and sixteenth centuries. In this context, interests us identify the stays of medieval mentality on his oil paint, The Garden of Delights, since many elements in this work based in paintings, literary and ecclesiastics texts known for his contemporaries, plus own symbologies. For methodology, the bibliographic research and the image analysis have been used.