OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS

Endereço:
Avenida dos Ingás, 3001 Jardim Imperial Sala L10
Sinop / MT
78555-000
Site: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos
Telefone: (66) 3511-2138
ISSN: 19838018
Editor Chefe: Rosana Rodrigues da Silva e Neusa Inês Philippsen
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

OS PRINCÍPIOS DE GENERICIDADE E AS RELAÇÕES MULTIMODAIS NA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 29
Autores: E. C. Freitas, C. Oldoni, R. S. Moura
Autor Correspondente: E. C. Freitas | [email protected]

Palavras-chave: Anúncio publicitário, Multimodalidade, Multiletramento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo tem por objetivo analisar o engendramento discursivo próprio de um texto do âmbito publicitário, por meio de um percurso de leitura que abrange possibilidades de ressignificação em gêneros multimodais. A investigação é qualitativa com abordagem bibliográfica e se fundamenta, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (2011), no que diz respeito a gêneros do discurso, por Sandmann (1993) e Vestergaard e Schroder (2004), quanto à publicidade, e por Kalantzis e Cope (2000), Kress (2000) e Lemke (2010), em relação à multimodalidade discursiva e aos multiletramentos. Analisa-se o engendramento textual do anúncio publicitário Balanço, da operadora Vivo, evidenciando a projeção de um discurso persuasivo sutil e velado, articulado pela mobilização das linguagens verbal, imagética e sonora de maneira integrada. O estudo, portanto, aponta para a necessidade de apreensão da globalidade das semioses para a efetiva construção de sentidos.



Resumo Inglês:

The objective of this study is to analyze the discursive engendering of a text from the advertising sphere, through a reading course that covers possibilities of re-signification in multimodal genres. The research is qualitative with a bibliographical approach and it is mainly based on the studies developed by Bakhtin (2011), with regard to discourse genres, by Sandmann (1993) and Vestergaard and Schroder (2004) about the publicity, and by Kalantzis and Cope (2000), Kress (2000) and Lemke (2010), in relation to discursive multimodality and multiliteracy. The textual production of Vivo's advertisement, Balanço, is analyzed, displaying a projection of a subtle and veiled persuasive discourse, articulated by the mobilization of verbal, imagery and sound languages in an integrated way. The study, therefore, points to the need to apprehend the globality of the semioses for the effective construction of meanings.