Os rastros de memória e a dinâmica da criação na teledramaturgia brasileira

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Os rastros de memória e a dinâmica da criação na teledramaturgia brasileira

Ano: 2015 | Volume: 0 | Número: 34
Autores: Nísia Martins do Rosário, Adriana Pierre Coca
Autor Correspondente: Nísia Martins do Rosário | [email protected]

Palavras-chave: Teledramaturgia, Ficção seriada, Memória, Semiótica da cultura, Criação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo discorre sobre a memória na teledramaturgia. Nosso principal aporte teórico-metodológico é a Semiótica da Cultura na confluência com a narrativa de ficção. Partimos de um levantamento de técnicas narrativas enraizadas nas matrizes clássicas de escrever histórias ficcionais para TV, principalmente as características herdadas do melodrama e do folhetim. Essa trajetória nos ajuda a entender o papel da memória dos sistemas culturais na composição da ficção seriada de televisão, sobretudo da telenovela, considerando a cultura como uma memória coletiva por incorporar a historicidade dos sistemas de signos. Conclui-se que a ficção seriada televisual contemporânea é um texto que traz à tona a reconfiguração nos modos de se produzir e narrar próprios da era da comunicação digital, constituindo-se na atualização de processos graduais e explosivos. Ainda assim, essas mesmas narrativas se mantêm ancoradas na linguagem clássica.



Resumo Inglês:

This study discusses the memory in television drama. Our main theoretical and methodological approach is based on the Semiotics of Culture in confluence with fictional narrative. We started from a survey of narrative techniques rooted in classical matrices for writing fictional stories for TV, especially the characteristics inherited from the melodrama and serials. This trajectory helps us understand the role of memory in cultural systems in the composition of serial fiction for television, particularly the telenovela, considering culture as a collective memory because it embodies the historicity of the systems of signs. We conclude that contemporary televisual fiction series are texts that bring out their own reconfiguration modes of producing and narrating in the digital communication era, constituting gradual and explosive processes; yet, these same narratives remain anchored in classical language.