Os registros eclesiásticos de batismo de escravizados da cidade de Teresina entre 1871 e 1880

Revista de História Bilros

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ISSN: 2357-8556
Editor Chefe: Prof. Dr. Francisco José Gomes Damasceno
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Os registros eclesiásticos de batismo de escravizados da cidade de Teresina entre 1871 e 1880

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 12
Autores: Talyta Marjorie Lira Sousa Nepomuceno
Autor Correspondente: Talyta Marjorie Lira Sousa Nepomuceno | [email protected]

Palavras-chave: história, escravizados, registro de batismo, cidade de Teresina.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um dos principais objetivos do estudo do passado é investigar as permanências e as rupturas ocorridas ao longo do tempo, em um dado espaço. Para este trabalho analisaremos os registros eclesiásticos de nascimento/batismo de escravizados da cidade de Teresina após a Lei nº 2.040, de 28 de setembro de 1871 – Lei do Ventre Livre. Por meio deste estudo, observaremos o número de batismos celebrado entre os anos de 1871 e 1880, a forma como estava escrito o registro batismal, a presença ou não do pai e da mãe da criança, o sexo da criança batizada e, por fim, a condição jurídica dos padrinhos e madrinhas. No que diz respeito ao levantamento das fontes, recorremos às fontes primárias existentes no Arquivo da Casa Paroquial de Nossa Senhora das Dores [onde, segundo o censo de 1872, localizava-se a maioria da população negra escravizada e liberta da cidade de Teresina] e no Arquivo Público do Estado do Piauí. Essas informações nos ajudam a compreender as relações sociais e estratégias usadas pelos envolvidos, expressando sinais de uma sociedade escravista.



Resumo Inglês:

One of the main objectives of the study of the past is to investigate the permanences and ruptures that have occurred over time, in a given space. For this work we will analyze the ecclesiastical records of the birth / baptism of slaves in the city of Teresina after Law No. 2040, of September 28, 1871 - Free Womb Law. Through this study, we will observe the number of baptisms celebrated between the years of 1871 and 1880, the way the baptismal record was written, the presence or not of the father and mother of the child, the sex of the baptized child and, finally, the legal status of the godfathers and godmothers.  Regarding the survey of sources, we used the primary sources in the Archive of the Parish House of Our Lady of Sorrows [where, according to the census of 1872, was located the majority of the black population enslaved and freed of the city of Teresina] and in the Public Archive of the State of Piauí. This information helps us understand the social relationships and strategies used by those involved, expressing signs of a slave society.