OS SIGNIFICADOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA JOVENS DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE CAMPINAS – SP

Revista Brasileira de Estudos do Lazer

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ISSN: 2358-1239
Editor Chefe: Christianne Luce Gomes
Início Publicação: 31/03/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação física, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Multidisciplinar

OS SIGNIFICADOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA JOVENS DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE CAMPINAS – SP

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Carlos Avelar Martins de Souza, Júlia Martins e Melo, Wesley Marques da Silva, Cinthia Lopes da Silva
Autor Correspondente: Carlos Avelar Martins de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Atividades de Lazer; Jogos de Vídeo; Cultura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os significados dos jogos eletrônicos para jovens de uma escola técnica de Campinas-SP. Os jogos eletrônicos fazem parte das atividades de lazer de muitos jovens na sociedade atual, mas muitas vezes os profissionais que atuam nas áreas tecnológicas, produzindo tais jogos, desconhecem os elementos culturais que mobilizam o interesse da população jovem nesses produtos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. A técnica utilizada na pesquisa de campo foi a entrevista semiestruturada. Os jogos eletrônicos são uma forma de compensação das atividades de obrigação, além de possibilitarem experiências diversas e impossíveis ao real aos jovens, houve também a relação entre os jogos eletrônicos e a vida. Este trabalho contribui com o campo do lazer, no sentido dos profissionais do lazer e dos que trabalham com a construção de jogos eletrônicos terem acesso aos interesses e significados que os jovens atribuem aos games.



Resumo Inglês:

This article aims to identify and analyze the meanings of video games to young people in a technical school in Campinas-SP. Video games are part of the leisure activities of many young people in current society, but often the professionals working in technological fields, producing such games, unaware cultural elements that mobilize the interest of young people in these products. Bibliographical and field research was conducted, characterizing this as a qualitative study. The technique used in the field research was a semi-structured interview. Video games are a form of compensation for the obligation of activities, and make possible different and impossible experiences to real young people, there was also the relationship between video games and life. This work contributes to the leisure field, in the sense of professional leisure and working with the construction of electronic games have access to the interests and meanings young people assign to games.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo identificar e analisar los significados del juegos eletrónicos para jóvenes de una escuela técnica de Campinas-SP. Los juegos eletrónicos son parte de las atividades de ocio de muchos jóvenes en sociedad corriente, pero muchas vezes los profissionales que actuan en zonas tecnológicas, produzindo tales juegos, desconocen los elementos culturales que movilizan el interesse de la población jóven en eses productos. Fue hecha investigación bibliográfica y de campo, caracterizando este estudio como cualitativo. La técnica utilizada en el campo fue la entrevista semiestruturada. Los videojuegos son una forma de compensación de las actividades de obligación, además de hacer posibles experiencias diversas e imposibles del real a los jóvenes, también hubo una relación entre los videojuegos y la vida. Este trabajo contribuye al campo del ocio, en sentido del profesionales del ocio y los que trabajan con los juegos electrónicos teren acceso a los intereses y significados que los jóvenes atribuyen a los games.