Os signos da beleza, do feminino e do perfume na publicidade e design de embalagem de Floratta, Cerejeira em Flor

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ISSN: 2238-2542
Editor Chefe: Luiz Salomão Ribas Gomez
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Desenho industrial, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os signos da beleza, do feminino e do perfume na publicidade e design de embalagem de Floratta, Cerejeira em Flor

Ano: 2019 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Maria Collier de Mendonça, Richard Perassi Luiz de Sousa
Autor Correspondente: Maria Collier de Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: design, branding, marca

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa o anúncio publicitário de Floratta Cerejeira em Flor, perfume feminino de O Boticário. Seu objetivo é revelar os signos associados à beleza, ao feminino e à embalagem do produto no design da peça estudada. Para tanto, exploramos os pontos de vista qualitativos-icônicos, singulares-indicativos e convencionais-simbólicos, utilizando a semiótica peirceana como embasamento desta relexão. De início, contextualizamos a relevância da publicidade nos estudos semióticos do design. Em seguida, apresentamos objetivos e conceitos que guiaram o trabalho; desenvolvemos sua análise e encerramos expondo as considerações inais. Os resultados indicam contradições entre signos verbais e visuais na peça publicitária.



Resumo Inglês:

This paper analyzes the advertisement of Floratta Cherry Blossom, a female fragrance of O Boticário. It aims to unfold the signs associated with beauty, femininity, and product packaging in the design of the advertisement studied. For this reason, we explore the qualitative-iconic, singular-indicative and conventional-symbolic points of view, applying Peircean semiotics in this research. First, we contextualize the relevance of advertising to semiotic design studies. Second, we present the objectives and concepts that guided our work. Then, we develop its analysis and close it by showing the inal considerations. Results elucidate contradictions among verbal and visual signs of the advertisement.