Os sons das imagens: reflexões teórico-metodológicas acerca de iconografia, música e história.

Linguagens Nas Artes

Endereço:
Rua Ascânio Burlamarque - 540 - Comiteco
Belo Horizonte / MG
30315-030
Site: https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/about
Telefone: (31) 9158-0226
ISSN: 2675-8741
Editor Chefe: RANGEL CERCEAU NETTO
Início Publicação: 01/01/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os sons das imagens: reflexões teórico-metodológicas acerca de iconografia, música e história.

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: L. Arcanjo Jr.
Autor Correspondente: L. Arcanjo Jr. | [email protected]

Palavras-chave: metodologia, Iconografia, viajantes, música.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo: O artigo propõe observar a construção de imagens e de representações iconográficas no que tange a música sobre o Novo Mundo elaboradas por diversos viajantes estrangeiros. Hoje em dia, estas representações se mostram documentos importantes para a interpretação de diversos aspectos musicais e históricos dos grupos, das práticas e das sociedades representadas nesta produção. Desde Hans Staden, passando por Theodor De Bry, Jean de Lery, Thevét, Spix e Martius, Rugendas, Eckhout, Debret e Carlos Julião, as representações iconográficas sobre o Brasil circularam, construíram e dialogaram com imaginários sobre o cotidiano, sobre as práticas culturais, modos de viver e sobre diversos elementos que constituíram identidades relacionadas aos mais variados aspectos da cultura nacional que passara a se constituir a partir do século XIX.

Recebido em: 22/09/2019  – Aceito em 13/12/2019



Resumo Inglês:

The sounds of images: theoretical and methodological reflections on iconography, music and history.

Abstract: The article proposes to observe the construction of images and iconographic representations regarding the music about the New World elaborated by several foreign travelers. Nowadays, these representations are important documents for the interpretation of various musical and historical aspects of the groups, practices and societies represented in this production. From Hans Staden, through Theodor De Bry, Jean de Lery, Thevét, Spix and Martius, Rugendas, Eckhout, Debret and Carlos Julião, the iconographic representations of Brazil circulated, built and dialogued with imaginary about daily life, about cultural practices. , ways of living and on various elements that constituted identities related to the most varied aspects of national culture that began to be formed from the nineteenth century.
Keywords: methodology, Iconography, travelers, music.