OS TRAÇOS EXISTENCIAIS DA PERSONAGEM GUTA NA OBRA AS TRÊS MARIAS DE RACHEL DE QUEIROZ/THE EXISTENTIAL FEATURES OF THE CHARACTER GUTA IN THE WORK AS TRÊS MARIAS BY RACHEL DE QUEIROZ

Revista Athena

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ISSN: 2237 - 9304
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

OS TRAÇOS EXISTENCIAIS DA PERSONAGEM GUTA NA OBRA AS TRÊS MARIAS DE RACHEL DE QUEIROZ/THE EXISTENTIAL FEATURES OF THE CHARACTER GUTA IN THE WORK AS TRÊS MARIAS BY RACHEL DE QUEIROZ

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 14
Autores: Gustavo Costa
Autor Correspondente: Gustavo Costa | [email protected]

Palavras-chave: Crise Existencial; Rachel de Queiroz; As Três Marias; Literatura Brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A obra As três Marias foi publicada em 1939 pela autora cearense Rachel de Queiroz. Nesta obra, a personagem Maria Augusta (Guta) narra a história de sua vida e de suas amigas do internato: Maria José e Maria da Glória, desde a infância até a idade adulta, em um tempo cronológico. A amizade entre as três continua após deixarem o internato. Guta volta à sua casa no sertão nordestino, porém, vai à capital Fortaleza para trabalhar pouco tempo depois, iniciando sua vida amorosa na capital cearense, que segue em uma viagem ao Rio de Janeiro. O objetivo deste artigo é identificar na narração de Guta características relacionadas às crises existenciais da personagem; igualmente, compreender, por meio das passagens da obra as razões que levam Guta a questionar o sentido de sua própria vida e dos demais personagens próximos de seu convívio. O amor, as escolhas e crises existenciais são notados no discurso de Guta, causando no leitor curiosidade e questionamento sobre os relatos da mesma.



Resumo Inglês:

The work As três Marias was published in 1939 by the cearense author Rachel de Queiroz. In this work, the character Maria Augusta (Guta) tells the story of her life and her friends from boarding school: Maria José and Maria da Glória, from childhood to adulthood, in a chronological time. The friendship among the three continues after they leave the boarding school. Guta returns to her home in the northeastern backlands, but goes to Fortaleza to work shortly thereafter, initiating her love life in the capital of Ceará, then, in a trip she takes to Rio de Janeiro. The objective of this article is to identify in the narrative of Guta characteristics related to existential crises of the character; Also, to understand, through the passages of the work and theories about existentialism, the reasons that lead Guta to question the meaning of her own life and of the other characters close to her conviviality. Love, choices and existentialist crisis are noted in Guta's words, causing in the reader curiosity and questionings about the character’s reports.