Este ensaio apresenta algumas inflexões acerca da historiografia da música brasileira e a utilização da canção popular enquanto fonte utilizada no processo de ensino e aprendizagem em história, através de perspectivas sublinhadas por Jörn Rüsen, com enfoque nas manifestações socioculturais ligadas a produção musical das décadas de 1960, 70 e 80. Enquanto objetivo propõe chamar a atenção e discutir a inserção de canções populares produzida por músicos, intérpretes e compositores que estiveram desvinculados dos meios de comunicação de massa e da indústria fonográfica, apontando para a ampliação dos horizontes de pesquisa, ensino e aprendizagem em história, orientados por identidades e temporalidades que permeiam as pluralizadas culturas populares enquanto manifestações de conformismo e resistência.
This essay presents some inflections about the historiography of Brazilian music and the use of popular song as a source used in the teaching and learning process in history, through perspectives underlined by Jörn Rüsen, focusing on the socio-cultural manifestations linked to the musical production of the 1960s and 1970s. As an objective it aims to discuss the insertion of popular songs produced by musicians, interpreters and composers who have been disconnected from the mass media and the phonographic industry to the teaching of history, pointing to the widening of the horizons of research and learning, guided by identities and temporalities that permeate the pluralized popular cultures as manifestations of conformism and resistance.
Este ensayo presenta algunas inflexiones sobre la historiografía de la música brasileña y el uso de la canción popular como fuente utilizada en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la historia, a través de perspectivas subrayadas por Jörn Rüsen, centrándose en las manifestaciones socioculturales vinculadas a la producción musical de los años sesenta. , 70 y 80. Como objetivo, propone llamar la atención y discutir la inserción de canciones populares producidas por músicos, intérpretes y compositores desconectados de los medios de comunicación y la industria fonográfica, con el objetivo de ampliar los horizontes de investigación, docencia y aprendizaje en la historia, guiado por identidades y temporalidades que permean las culturas populares pluralizadas como manifestaciones de conformidad y resistencia.