Pós-verdade, cálculos e superfícies informadas: apontamentos para uma decodificação das imagens em rede

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Pós-verdade, cálculos e superfícies informadas: apontamentos para uma decodificação das imagens em rede

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 51
Autores: Jardel Orlandin, Sonia Montaño
Autor Correspondente: Jardel Orlandin | [email protected]

Palavras-chave: Decodificação, Informação, Imagens técnicas, Design, Vilém Flusser

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Formulamos, no ensaio, apontamentos para a decodificação de imagens técnicas. Apropriamo-nos de conceitos de Vilém Flusser como o design, a informação, a dúvida, o universo das imagens técnicas, a ontologia dos números, entre outros. Em uma livre apropriação teórico-metodológica, nós analisamos as chamadas imagens da pós-verdade, tentando perceber as linguagens que as realizam. No caso, utilizamos imagens sobre o atentado ao então candidato Jair Bolsonaro que circularam no Twitter. As imagens revelam uma incapacidade tecnocultural e política de dar a ver seus jogos e de admitir a dúvida, para multiplicar os mundos possíveis e habitáveis. Apontamos para a produção experimental de imagens como um modo de desafiar o aparelho contemporâneo e para a desinformação das imagens como um modo de decodificação e de aprendizado do cálculo, o que resulta em uma revolução cultural.



Resumo Inglês:

In the essay, we formulated notes to decode technical images. We adapt and use Vilém Flusser's concepts, such as design, information, doubt, the universe of technical images, the ontology of numbers, among others. In a free theoretical-methodological appropriation, we analyze the so-called post-truth images, trying to understand the languages that make them happen. In this case, we used images about the attack to Jair Bolsonaro, then a candidate, that circulated on Twitter. The images reveal a technocultural and political inability to show their games and to admit doubt, in order to multiply the possible and habitable worlds. We point to the experimental production of images as a way to challenge the contemporary apparatus and to the disinformation of images as a way of decoding and learning calculus, which results in a cultural revolution.